terça-feira, 26 de abril de 2011

Hortinha de bolso

Mora em apartamento, mas adoraria ter sua própria hortinha? Se você acha que o problema é espaço, aqui vão ótimas ideias para ter sempre à mão uma erva para um temperinho gostoso, chás ou compressinhas.

Tudo que você vai precisar são alguns vasinhos, terra enriquecida, sementes e, claro, cuidado e carinho diários com suas mudinhas. Aqui vão algumas dicas de plantas que você pode cultivar em sua mini-horta.

ALECRIM - Indicado por seu poder adstringente, analgésico e antiinflamatório, o alecrim precisa de sol direto entre cinco e seis horas por dia. Portanto, a janela é um bom lugar para os vasinhos ficarem. A irrigação deve ser controlada, podendo ocorrer em dias alternados.

ERVA-DOCE - Um ótimo aliado para o estresse! Não há nervosismo que não passe com um bom chazinho de erva-doce. Além disso, ainda ajuda a aliviar cólicas intestinais e ameniza a insônia. O único cuidado que exige é a irrigação diária.

HORTELÃ - Precisa de ambiente iluminado e rico em matérias orgânicas. Portanto, se você quer usufruir das propriedades anti-séptica, antiinflamatória, tônica e carminativa (eliminação de gases intestinais) da hortelã, deve adubar constantemente a terra.

MANJERICÃO - Conhecido popularmente por seu poder diurético, cicatrizante, digestivo e calmante, o manjericão ainda é um excelente tempero – ou você não aprecia um belo molho ao pesto? Como gosta de solos drenados, não exige regas diárias, mas pede terra devidamente adubada, rica em matéria orgânica.

ORÉGANO - Vai bem em pizzas, molhos, saladas, sopas, omeletes, ensopados e picadinhos. Além disso, é estimulante das funções gástricas e biliares.

CEBOLINHA VERDE - Ótimo tempero, suave e delicado, podendo ser consumido até como salada. Os talos são utilizados para temperar batatas, omeletes e vários outros pratos com ovos. Podem ser salpicados em sopas, batatas assadas, purês ou servidos ao natural, na decoração de pratos. A parte branca (bulbo) pode substituir com sucesso o alho-poró. Tem vitaminas A e C, cálcio, fósforo e estimula o apetite.

SALSA LISA - Há muito tempo, as folhas aromáticas e decorativas são bem aproveitadas na culinária. Por ser bastante aromática, costuma ser usada em dupla com a cebolinha para realçar o sabor de omeletes, sopas, saladas, suflês, carnes e patês. Seu consumo é indicado por ser muito rica em vitamina A e ferro. Além disso, na forma de emplastro feito com as folhas frescas, é usada para amenizar dor nas picadas de insetos.






Gostou? Então, mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário