Não se preocupe, você não está sozinho no mundo. A acne é a queixa mais comum de pele no mundo. E não é coisa só de adolescente, não! O problema ataca cerca de 25% dos homens adultos e até 50% das mulheres adultas em algum momento depois dos 20 anos.
Ter espinhas é um problema mais comum na mulherada, por conta das inúmeras alterações hormonais a que o corpo se submete como a menstruação, gravidez, parto e menopausa. Em alguns casos, usa-se a pílula anticoncepcional para aliviar o problema.
Existem vários métodos de tratamento da acne que funcionam bem e não são muito demorados ou caros, como o ácido alfa-hidroxi ou várias formas de peelings químicos que podem fazer maravilhas. Estes métodos são provados e eficazes.
Mas você também pode ajudar com pequenos cuidados, a dermatologista Ligia Kogos dá algumas dicas do que pode ajudar a amenizar o problema:
- Não cutuque a pele em hipótese alguma, as bactérias que carregamos nas mãos podem piorar ainda mais a situação;
- Corte ou diminua o uso de cosméticos gordurosos, eles entopem os poros; - Use sabonetes e loções adstringentes específicos para pele oleosa, dê preferência para os que contenham clindamicina e/ou eritromicina em sua fórmula;
- Use hidratantes leves, sem óleo ou à base de vitamina C para manter a pele sempre hidratada.
Além disso, vale a pena prestar atenção na alimentação. O leite e alguns derivados são os maiores vilões quando o assunto é acne. Iogurtes, queijos e leite fermentado estão liberados.
Mel e banana verde também são excelentes alimentos para se prevenir o surgimento das espinhas. Consumir antioxidantes, alimentos que contenham magnésio (vegetais folhosos escuros) e alimentos com fonte de zinco (cereais integrais, peixes, ostras e castanhas).
Outra boa dica é que o consumo de certos tipos de gordura ajuda o bom funcionamento do seu intestino, óleos como azeite e linhaça são ótimos agentes na hora de prevenir a acne a ajudar seu intestino ter o melhor funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário