domingo, 22 de maio de 2011

Comemore, abraçar faz bem à saúde!

Quer mais uma razão para comemorar o Dia do Abraço?  Lá vai então - abraçar, além de ser uma demonstração de carinho e afeto, faz um bem danado à saúde.

Um estudo feito com chimpanzés do zoológico de Chester, na Inglaterra, mostrou que primatas se abraçam e se afagam como forma de diminuir os níveis de estresse. O líder da pesquisa, Dr. Orlaith Fraser, anunciou no Festival da Associação Britânica de Ciência que não é possível decifrar concretamente o que há na cabeça dos chimpanzés, mas que é possível "deduzir a partir de seu comportamento o que está acontecendo".
Foram 18 meses observando 22 macacos do zoológico. Quando os animais tinham alguma briga, principalmente por causa de comida, notou-se que, na maioria das vezes,  o chimpanzé "amigo" da vítima do conflito o afagava durante alguns minutos. Normalmente, um abraço ou beijo eram dados.
A preocupação de um animal com outro também pode ser observada em outras espécies, como nos gorilas ou nos cachorros. Segundo Fraser, entender a ligação entre o carinho dos chimpanzés e a redução nos níveis de estresse é "fundamental para desvendar se tais animais são capazes de atingir níveis de afeição".

O que é também é comprovado segundo especialistas é que um abraço apertado faz bem ao coração, elevando os níveis do hormônio oxitocina e diminuindo a pressão sanguínea, o que reduz o risco de problemas cardíacos.

Para as mulheres os benefícios são ainda maiores. Segundo a pesquisa, grupos de homens e mulheres e tiveram sua pressão, cortisol e o nível de oxitocina medidos e depois assistiram um filme romântico,  conversaram e se abraçaram por vinte segundos. Todos apresentaram o nível de oxitocina maior e as mulheres uma redução no nível de cortisol que é o hormônio do estresse.

Então, vamos fazer assim, quando você terminar de ler esse post, dê aqueeeeeele abraço em quem estiver do seu lado. Mal não vai fazer ;)




"Tudo que você pensa e sofre
dentro de um abraço se dissolve..."
Martha Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário